ATIVIDADES DE DOBRADURA
CONFIRA O VÍDEO COM A PROFESSORA BRUNA STELLA:
CONFIRA O VÍDEO COM A PROFESSORA KELLY
IMPORTÂNCIA DA DOBRADURA (ORIGAMI)
1 – Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina: estes estímulos exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, que vão ganhando força e se preparando para a escrita.
2 – Estimula a concentração: a dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada. Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa.
3 – Ativa a memória: a primeira vez que a criança faz uma figura de origami terá que seguir umas instruções, no entanto, enquanto não for muito complicada inicialmente, isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá formar a figura de origami. Portanto, coloca sua memória à prova.
4 – Desenvolve a paciência: nem sempre as figuras saem de primeira, portanto a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir o seu objetivo.
5 – Ajuda na satisfação emocional: a criança se sente satisfeita de ter elaborado algo com suas próprias mãos, o prazer de conseguir algo por si mesma.
6 – Incentiva a imaginação: a criança pode criar suas próprias figuras de papel feitas por ela mesma, um grande estímulo para a criatividade.
7 – É uma atividade relaxante: muitos encontram no origami uma forma de relaxamento.
8 – Estimula o esforço e o trabalho: para conseguir a figura desejada a criança terá que realizar um trabalho de precisão e se esforçar para conseguir o objetivo.
9 – Promove o aprendizado: ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolve o pensamento lógico e matemático.
Texto: Alba Caraballo
AGORA, VAMOS LÁ....
RECURSOS: PAPEL A4, TESOURA E RISCANTES (LÁPIS DE COR, GIZ E CANETINHA).
DESAFIOS:
PARA AS TURMAS DE CAMÉLIA, BEIJINHO, BEGÔNIA, LÍRIO, JASMIM, COPO DE LEITE
(IMPORTANTE!!! PINTAR E DECORAR CADA DOBRADURA)
A PROPOSTA CONSISTE EM REALIZAR A DOBRADURA DOS ANIMAIS, LOGO APÓS, CADA FAMÍLIA REGISTRARÁ POR VÍDEO A CRIANÇA CANTANDO A MÚSICA DO SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, UTILIZANDO AS DOBRADURAS DOS ANIMAIS.
PARA AS TURMAS DE ORQUÍDEA, GIRASSOL, CRAVO, AMOR-PERFEITO, HORTÊNSIA
(IMPORTANTE!!! PINTAR E DECORAR CADA DOBRADURA)
A PROPOSTA SERÁ DOBRADURAS + CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A CRIANÇA ESCOLHERÁ ALGUMAS OPÇÕES DE DOBRADURA QUE SERÃO UTILIZADAS COMO FANTOCHES DA HISTÓRIA; A HISTÓRIA TAMBÉM SERÁ ESCOLHIDA PELA CRIANÇA.
APÓS EFETUAR AS ESCOLHAS, A CRIANÇA FARÁ AS DOBRADURA E EM SEGUIDA COM A AJUDA DE UM ADULTO GRAVARÁ UM VÍDEO CONTANDO A HISTÓRIA UTILIZANDO OS FANTOCHES DE DOBRADURA.
ADAPTAÇÕES OU VARIAÇÕES PARA REALIZAR AS ATIVIDADES:
COMO A ATIVIDADE DE DOBRADURA É PARA AJUDAR A DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MÃOS-OLHOS E A MOTRICIDADE FINA, NÃO PODEMOS SUBSTITUI-LA, MAS SEGUE ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES:
O ADULTO PODERÁ AUXILIAR DANDO OS COMANDOS, SEGURANDO A MÃO DA CRIANÇA E DIRECIONANDO-A PARA QUE REALIZE O MOVIMENTO CORRETO.
A MOTIVAÇÃO TAMBÉM É IMPORTANTE, ENTÃO DURANTE A ATIVIDADE REFORCE O QUE ESTÃO CRIANDO ATRAVÉS DA DOBRADURA (ANIMAL, AVIÃO, JOGO).
Confira a galeria de imagens:
PARA TODAS AS TURMAS
CAMPEONATO DE AVIÃO
RECURSOS: PAPEL A4.
PARA ESSA ATIVIDADE É IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA TAMBÉM CONFECCIONE A DOBRADURA DE AVIÃO PARA PARTICIPAR DO CAMPEONATO.
A CRIANÇA ESCOLHERÁ UM MODELO DE AVIÃO E FARÁ A DOBRADURA, DEPOIS FARÁ A DECORAÇÃO DO SEU AVIÃO DE PAPEL. DEPOIS DE PRONTO É A HORA DE COMPETIR COM SEUS FAMILIARES, QUAL AVIÃO CHEGARÁ MAIS LONGE?
OPÇÕES:
MONTAR UMA PISTA PARA OS AVIÕES;
MARCAS NO CHÃO PARA SINALIZAR AS PONTUAÇÕES;
ESTABELECER QUANTAS CHANCES CADA MEMBRO TERÁ PARA FAZER COM QUE O AVIÃO CHEGUE A DETERMINADO PONTO.
Confira a galeria de imagens:
TENHAM UMA ÓTIMA AVENTURA!
PARA INFANTIL VI E PRIMEIRO ANO
VAMOS BRINCAR DO JOGO ABRE-FECHA, ESTE JOGO É MUITO DIVERTIDO! PREPARADOS?
SIGA O PASSO A PASSO...
IDEIAS DE PROPOSTAS PARA BRINCAR COM O JOGO ABRE-FECHA 1) ANIMAIS PARA IMITAR 2) MÚSICAS PARA CANTAR 3) ELOGIOS 4) OBJETOS QUE COMECEM COM A LETRA _____
A PROPOSTA FOI EXEMPLIFICADA EM DOIS MODELOS. SEGUE ABAIXO AS OPÇÕES:
INFANTIL VI E PRIMEIRO ANO
JOGO DOS 7 ERROS
VÍDEO LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA ANATÓLIA
CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA
PARA AS TURMAS DO: INFANTIL VI, 1º ANO E 2º ANO
INFANTIL VI - APÓS A ELABORAÇÃO DA HISTÓRIA A CRIANÇA PODERÁ RELATAR E TER UM ADULTO COMO ESCRIBA; TAMBÉM PODERÁ REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.
1º ANO - APÓS A ELABORAÇÃO E CONTAÇÃO DA HISTÓRIA, A CRIANÇA PODERÁ REALIZAR A ESCRITA DE UM TÍTULO, A TENTATIVA ESPONTÂNEA DE ESCRITA DE UMA FRASE E REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.
2º ANO - APÓS A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA, A CRIANÇA PODERÁ REALIZAR A ESCRITA DE UM TÍTULO, A TENTATIVA ESPONTÂNEA DE CONSTRUIR UM PEQUENO RELATO E REALIZAR UM LINDO DESENHO ILUSTRANDO A HISTÓRIA.
PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: É IMPORTANTE LEMBRAR QUE OS OBJETOS ESCOLHIDOS DEVEM SER DA PREFERÊNCIA DA CRIANÇA; CASO SE SINTA À VONTADE O IDEAL É GRAVAR A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PARA QUE A PROPOSTA DA ATIVIDADE POSTERIOR SEJA REALIZADA PASSO À PASSO; ESCREVER OU DESENHAR; A OPÇÃO PODE SER DA CRIANÇA TAMBÉM!
BOA ATIVIDADE!
VÍDEO LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA PÂMELA SIQUEIRA
CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA
PARA AS TURMAS DO: INFANTIL 3º, 4º E 5º ANO
CRIAR A PARTIR DA HISTÓRIA ELABORADA UMA PRODUÇÃO DE TEXTO CONTENDO TÍTULO, INÍCIO, MEIO E FIM.
ALGUMAS DICAS:
EM TODO INÍCIO DE FRASE UTILIZAMOS A LETRA MAIÚSCULA;
A VÍRGULA É UMA PAUSA ENTRE UMA ORAÇÃO E OUTRA;
OS PERSONAGENS PRECISAM TER NOMES;
A HISTÓRIA PRECISA CONTER UM CONTEXTO (LOCAL ONDE ACONTECE, ÉPOCA, DIA OU NOITE, EVENTOS DA NATUREZA);
É IDEAL QUE EXISTA UMA SITUAÇÃO OU CONFLITO QUE NECESSITARÁ SER RESOLVIDA;
O FINAL GERALMENTE É FELIZ.
PROPOSTA INCLUSIVA PARA A ATIVIDADE: É IMPORTANTE LEMBRAR QUE OS OBJETOS ESCOLHIDOS DEVEM SER DA PREFERÊNCIA DA CRIANÇA; CASO SE SINTA À VONTADE O IDEAL É GRAVAR A ELABORAÇÃO E A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA PARA QUE A PROPOSTA DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO SEJA REALIZADA PASSO À PASSO; ESCREVER OU REPRESENTAR ATRAVÉS DE DESENHO, OU ATÉ MESMO UTILIZAR DO ADULTO COMO ESCRIBA PODE SER UMA OPÇÃO PARA QUE ESTA PROPOSTA SEJA REALIZADA PELA SUA CRIANÇA!
BOA ATIVIDADE!